segunda-feira, 12 de maio de 2014

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

A estrutura interna da Terra só foi se consolidar no Éon Arqueano, quando a Terra entrou em resfriamento e formou a Crosta Terrestre. Antes, no Éon Hadeano, o núcleo já havia sido formado por metais densos que afundaram até o centro e lá se agruparam. Atualmente, a Terra está dividida em três grandes faixas estruturais: Crosta, Manto e Núcleo.

A Crosta Terrestre é a camada mais superficial e a mais fina. Foi formada e consolidada no Éon Arqueozoico e onde todos os seres vivem. É a parte superior da litosfera, que é a crosta terrestre mais uma parte do manto superior. Tem espessura variável de 20km a 90km na parte continental e tem a espessura mínima (7km) na parte oceânica. É formada principalmente de basalto e granito, além de ser mais rígida e mais fria do que as camadas inferiores (manto e núcleo).

O Manto é camada que separa o núcleo e a crosta. É constituído principalmente de minerais com compostos de silicato, ricos em ferro e em magnésio. Geólogos afirmam que as características físicas do Manto são completamente diferentes da da Crosta, por isso há uma descontinuidade. Essa descontinuidade foi chamada de descontinuidade de Mohorovicic. O Manto se estende desde os 90km de profundidade até 2.900km, sendo a maior faixa. Seu estado físico varia de sólido para líquido dependendo do quão profundo está. O Manto possui uma divisão entre Superior e Inferior.

O Manto Superior é parte da litosfera e pode estender-se até 350km de profundidade (a Litosfera não passa dos 100km de profundidade). Existe uma Zona de Transição entre os dois Mantos, sendo dos 350km até 900km, aproximadamente. O Manto Inferior situa-se entre 900km e 2.900km e aumenta sua densidade de acordo com a profundidade.

O Núcleo é a parte mais interna da Terra e é composto principalmente de ferro, silício e (um pouco de) níquel. O Núcleo também é composto de duas partes principais: o núcleo externo líquido, composto de um material bem denso, essencialmente ferro e silício com enxofre, e o núcleo interno sólido, o qual possui apenas 2% da massa da Terra e está submetido a temperatural elevadíssimas. O Núcleo Interno mantém-se sólido devido à altíssima pressão submetida a ele (cerca de 3,5 milhões de atmosferas). O Núcleo Externo situa-se entre 2.900km e 4.700km e há uma zona de transição entre ele o Núcleo Interno (que ocupa a posição entre 4.700km e 5.150km). A última camada interna da Terra está situada entre 5.150km e 6.370km e possui um raio de 1.220km.




Fonte: http://www.coladaweb.com/geografia/crosta-terrestre



Fonte: http://rusoares65.pbworks.com/w/page/32950246/Crosta



Fonte: http://saramariagoncalves.blogspot.com.br/2012/08/quando-falamos-de-crosta-terrestre.html



Fonte: http://geofagia.blogspot.com.br/2010/04/estrutura-geologica-da-terra.html



Fonte: http://geografiaemcena.blogspot.com.br/2010/04/o-que-e-crosta-terrestre.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário