segunda-feira, 12 de maio de 2014

FORMAÇÃO DAS ROCHAS MAGMÁTICAS, METAMÓRFICAS E SEDIMENTARES

Rochas Magmáticas -

As rochas magmáticas foram as primeiras rochas a se formarem na Terra, no esfriamento do Éon Arqueozoico. São as rochas primordiais, que vão causar direta ou indiretamente todas as outras rochas. 

Nos tempos atuais, as rochas magmáticas podem formarem-se no interior da Terra, solidificando o magma presente lá. Essas rochas são chamadas de rochas magmáticas intrusivas, por não saírem à superfície. Por formarem-se em grandes profundidades, apresentam cristais grandes, estruturados num demorado processo de resfriamento. Exemplos dessas rochas ígneas (magmáticas) intrusivas são o granito, o sienito e o gabro. 

Existem também as rochas magmáticas extrusivas, que são formadas nos derramamentos vulcânicos na superfície. Elas chegam até a crosta da Terra em estado de fusão através de vulcões ou fendas na crosta e logo se solidificam, não formando grandes cristais. Exemplos de rochas magmáticas extrusivas são o basalto e o riólito. 

As rochas magmáticas também são caracterizadas pela presença de minérios no interior delas, também. 

Rochas Sedimentares - 

As rochas sedimentares são rochas criadas a partir da sedimentação. Toda e qualquer rocha exposta ao vento e à chuva sofre a ação do intemperismo, ou seja, sobre a ação dos agentes externos que provocam uma desintegração lenta nas rochas. Quando as rochas liberam esses sedimentos, eles passam a serem levados por diversos agentes, como o vento, a gravidade e a chuva. Quando esses agentes depositam os sedimentos em algum lugar, ocorre a já citada sedimentação. 

As rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos fornecidos por outras rochas desgastadas pela erosão. Eles são consolidados pela cimentação natural e compactados pela pressão ou por reações químicas que ocorrem (o processo por reações químicas se chama diagênese). 

Rochas formadas por sedimentação de detritos de outras rochas são chamadas de detríticas. Um exemplo desse tipo de rocha é o arenito, formado pela deposição de areia. As rochas formadas quimicamente são chamadas de químicas (exemplo: estalagmite e estalactite) e as rochas formadas por restos de animais e vegetais (exemplo: carvão mineral) são chamadas de orgânicas.

As rochas sedimentares também são caracterizadas por apresentarem camadas que se depositam horizontalmente, as mais novas sobre as mais velhas. Devido à característica de sedimentos, fósseis preservados podem ser encontrados no meio dessas camadas. Podem ser encontrados gás, carvão e petróleo, também. 

Rochas Metamórficas - 

As rochas metamórficas eram rochas sedimentarem ou magmáticas até sofrerem alguma ação do ambiente e se tornarem outro tipo. Nesse novo ambiente, os cristais se reorganizam, dando nova forma ao mineral e dando outras propriedades. Exemplos dessas rochas são: quartzito, mármore e gnaisse. São provenientes, respectivamente, do arenito, do calcário e do granito.
Essas rochas permitem identificar condições e eventos que ocorrem num passado remoto, como por exemplo as variações nos níveis das rochas que podem ser observados devido à colisão dos continentes.

Podemos observar que as rochas se modificam com o tempo. Esse é o chamado ciclo das rochas, que refere-se às diversas possibilidades de formação e transformação de um tipo de rocha em outro. É um processo ininterrupto que ocorre devido aos fatores internos e externos de modificação de relevo.


Fonte: Google Imagens


Basalto

Fonte: http://www.infoescola.com/rochas-e-minerais/basalto/


Granito

Fonte:http://www.graninorte.com.br/dicas/como-diferenciar-o-granito-do-marmore/


Estalagmite

Fonte:http://umaquimicairresistivel.blogspot.com.br/2011/12/estalactites-e-estalagmites.html


Arenito

Fonte:http://www.ulbra.br/mineralogia/conceito_rochas.htm


Gnaisse

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnaisse


Mármore

Fonte: http://www.marmorariabrasil.net/catalogo.php?categoria=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário